Visualize com o Google Chrome, Firefox ou Opera. O IE é uma treta!

FÉRIAS – AS TÃO DESEJADAS

Caros amigos e leitores;

E stou quase a entrar de férias e seguindo o conselho do nosso Presidente Cavaco, vou fazê-las cá dentro.

Ir de férias não significa, necessariamente, estar na praia, como o “frango no churrasco”, a virar-me de um lado para o outro até estar completamente tostado, nem alapardar-me numa rede ou manta, debaixo de uns pinheiros, sem fazer absolutamente nenhum e com vontade de descansar nos intervalos. Estar de férias é tentar fazer algo diferente daquilo que se faz nos restantes dias do ano.

Mas continuando, … vibro com a ideia de chegar à aldeia, que tenho como berço - São Pedro do Rio Seco, concelho de Almeida, distrito da Guarda (Beira Alta) e rever familiares e amigos que, na sua maioria e por imposição da vida, não me é dado ver durante o restante ano, salvo é claro quando alguma festividade, anual, assim o permite.

Purificar-me com o ar, felizmente ainda não muito contaminado e encher os olhos e a alma com as suas belas paisagens e recantos, que para os seus residentes fixos já não devem de provocar as mesmas reacções, porque diariamente usufruídas.

Poder-vos-à parecer lamechas ou quiçá ser um pouco fantasista, mas na realidade e tal como diz o Zé Ruivo (sampedrense de sete costados) chegados que somos à fonte do robre(¹), há algo que nos faz respirar mais profundamente e o coração começar a bater mais forte. Poder-se-á dizer que aí já se começam a sentir “os ares” de São Pedro.

443px-Quercus_robur(¹) (O carvalho-vermelho, carvalho-roble ou carvalho-alvarinho (Quercus robur) é uma árvore de grande porte, de folha caduca,  pertencente à família Fagaceae (ordem Fagales). Esta espécie foi no passado a árvore dominante nas florestas portuguesas do Minho, Douro Litoral e Beiras). (Talvez pela grande proximidade a Espanha o nome derivou para robre). - retirado da Wikipédia.

As férias de verão, à semelhança da maior parte das aldeias do interior do nosso País, são o mote para o retorno anual dos seus “filhos” e amigos que aproveitam essa altura para as chamadas “Festas Grandes”. (Poderão observar na coluna direita deste blog e em movimento ascendente, uma réplica do cartaz das festas da minha aldeia).

Também eu, tal como um jovem ou adolescente, espero por esta altura com bastante ansiedade, mais ainda e agora devido ao movimento aí existente para tornar São Pedro uma aldeia mais respeitadora do meio ambiente e dos recursos naturais. Parabéns a todos aqueles que criaram essa corrente de pensamento (http://ariovivo.blogspot.com/).

cartaz_2010 Não nos esqueçamos que esta migração anual também é, infelizmente, rica em acidentes rodoviários e alguns deles, de enorme gravidade.  Assim sendo, gostaria de pedir a todos os residentes da Rinchoa/Rio de Mouro, se ainda não foram de viagem, porque não deslocarem-se junto  à unidade móvel que se irá encontrar no dia 29/07/2010 na Rua Óscar Monteiro Torres, junto à CP Rio Mouro, das 15:00 ás 20:00 horas e doe algum do seu sangue, porque dar sangue é dar vida – (http://www.ipsangue.org/).

Desejando a todos umas óptimas férias, com as viagens de ida bem como de volta, plenas de sucesso,

Um forte abraço deste vosso

3047.small Citrus Sénior

Sem comentários:

Enviar um comentário