Visualize com o Google Chrome, Firefox ou Opera. O IE é uma treta!

ALGUM EXAGERO

Caros amigos e leitores;

Revestido de algum exagero, tal como o título assim o indica, assim me comportei ontem, aquando de mais uma tertúlia gastronómica com alguns dos componentes do meu grupo de amigos.

Nada de tão grave como à partida poderá parecer, mas a quantidade de líquido ingerido foi um pouco acima daquilo a que ultimamente me proponho e faço. Isto claro está que não me fez fazer figuras tristes nem muito menos andar aos ziguezagues, mas assim mesmo foi um excesso. Fez-me lembrar dos outdoor que agora povoam os corredores da CP dos Restauradores e que propõem uma cura rápida à ressaca com Gurosan, passe a publicidade. Mas adiante…

Ora bem meus caros, ontem, no Júlio (estão lembrados dele não estão? Já não é a primeira vez que aqui falo dele), foi-nos ofertado pelo casal Piedade e Manuel Gonçalves um verdadeiro petisco, composto por xerovias passadas por ovo, morcela de sangue e queijo da serra. Um verdadeiro manjar dos deuses não é? E a aguinha na boca? Sou mesmo mauzinho não sou?

Mas continuando… Espera aí! Não sabem o que são xerovias? Eu também não sabia. Mas lá que elas são boas, são! Ora bem as xerovias são um legume existente na região da Covilhã e que se assemelha tanto no formato, como no sabor a uma cenoura. A diferença existe no facto do legume ser branco, mais propriamente de uma cor creme.

Bem.. como é próprio da minha maneira de ser, não quis deixar-vos no desconhecimento e navegando na net, aqui vos deixo, subtraído, gamado, desviado, o que lhe queiram chamar, do blog alimentacaoviva.blogspot.com (Luis Guerreiro), a quem aqui dou os merecidos créditos e endereço um pedido de desculpas pelo abuso em executar o célebre (Copy/Paste) …

Pastinaca (Xerovia, Pastinaga, Cherovia, Chirivía)

Outras línguas: Parsnip, Pastinake, Panais
Nome científico-Pastinaca sativa

As pastinacas são mais ricas em vitaminas e minerais, do que a sua “prima” cenoura. Contêm pequenas quantidades de ferro e vitamina C. São particularmente ricas em potássio, com cerca de 600mg por cada 100g. As pastinacas são, também, uma excelente fonte de fibra. Cada 100g de pastinaca contém cerca de 55 calorias (230kJ) de energia.

Xerovia O sabor da Pastinaca
A pastinaca parece-se com uma grande cenoura branca. O seu sabor é uma mistura da cenoura, nabo, avelã e noz. Tem sabor mais adocicado que a cenoura e o nabo. O seu paladar e aromas são únicos.
Têm imensas qualidades alimentares e virtudes terapêuticas:
- É um reconstituinte, pelos seus minerais e vitaminas C, B1 (tiamina) e B3 (niacina).
- O seu teor em hidratos de carbono ultrapassa o da cenoura.
- É rica em potássio, em cálcio, em fósforo, em ferro e em fibras.
- Possui propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes, anti-reumáticas e emenagogas.
- Facilita a digestão. Acalma a tosse. É afrodisíaca (é lá isto está a subir de interesse – comentário aqui do vosso amigo citrus).
- É recomendada no tempo frio.
Estados e problemas de saúde que a pastinaca pode beneficiar
- Reumatismo.
- Digestão lenta.
- Eliminação renal fraca.
- Amenorreia.
- Tosse.
- Falta de libido.
- Tuberculose febril.
Modo de consumo da pastinaca
- A pastinaca consome-se com a casca, apenas escovada. Presta-se a ser comida como a cenoura.
- Pode consumir-se cozida em sopas ou molhos, em purés, assadas no forno ou salteadas com nozes e vinho da Madeira ou do Porto ou como acompanhamento. Realça maravilhosamente o sabor da sopa, sendo nesta um óptimo substituto da batata.
- Pode-se consumir crua, sozinha ou acompanhada por outros legumes.
- Os irlandeses fazem uma magnífica cerveja com a raiz e os ingleses são maiores apreciadores desta raiz.
Conservação da pastinaca
- A pastinaca conserva-se cerca de quatro semanas no frigorífico (num saco perfurado a fim de evitar a condensação que a faz apodrecer).
- Numa cave pode ser conservada de dois a três meses.”

Já ficaram devidamente elucidados? Assim o espero e escusam de agradecer que é para isso que este vosso criado existe.

Um forte abraço deste vosso

3047.small Citrus Senior

Sem comentários:

Enviar um comentário