Visualize com o Google Chrome, Firefox ou Opera. O IE é uma treta!

QUEM É O IRRACIONAL?

Caros amigos e leitores;

N aturalmente que a grande maioria de nós, alguma vez no decorrer da nossa vida, pisou, nos passeios, um “presente” de cão. É sempre0,,14636420-EX,00 desagradável... se não tivermos tido a oportunidade de reparar, aquando da consumação do acto, ou seja, pisado o presente, é-nos dado a inspirar aquele cheirinho um tanto ou quanto nauseabundo. Como é natural levantamos os pés e resta-nos a esperança que o “perfume” emane de outras origens. Quero com isto dizer, transportado por outro hospedeiro. No meu particular caso, com a falta de sorte que me assiste em situações do género, acabo por ser sempre o infeliz contemplado, tal como se passou esta manhã.

Posto isto, toca a procurar um local para limparmos a sola do sapato e se tivermos, no meio disto tudo, alguma sorte, o cheiro diminui e os vestígios do “material engraxante” tornam-se menos visíveis.

É-nos óbvio que o animal, de quatro patas, não tem culpa pelo acto, que é organicamente natural, restando-me, assim, o irracional (porque conscientemente negligente), de duas patas, como alvo do meu aborrecimento. Então vem a velha questão!

Raios partam os cocós dos cães nos passeios e em alguns lugares públicos. Sim porque o presente não pode ser contido e se for deixado, por exemplo, num espaço verde que não seja frequentado ou se for apanhado (gesto este que é obviamente o correcto, excepto para os “inteligentes” que assim não agem) não haveria razão de ser para este post. Que lindo seria se assim fosse!

dog Infelizmente, aqui na Rinchoa, quase que se torna num desporto radical, passear, a pé, cá no bairro.

Já me foi dado observar “irracionais” que, candidamente mascarados e assobiando para o lado, se vêm como que desresponsabilizados do acto do seu companheiro canino.

Dir-me-ão que o animal necessita de fazer as suas necessidades! Trata-se de uma verdade, mas não menos é a de socialmente ser correcto recolher o “presente” e oferecê-lo ao caixote de lixo mais próximo.

Parece-me que a Regulamentação Municipal dos Resíduos Sólidos define que a recolha dos dejectos caninos é uma obrigação dos proprietários dos animais e por isso estabelece coimas. No íntimo e infelizmente, rio-me da alínea anterior, porque, hoje em dia e neste país, as leis e normas parecem ter sido feitas e emanadas para serem contrariadas ou simplesmente ignoradas. Nestes casos e em outros semelhantes sou saudosista sim e não me coíbo de o dizer.

Tenho curiosidade em saber quantos autos foram levantados para tais ilícitos!

Curiosidade também me assiste, se me fosse dado observar (tal não desejo) um filho, neto ou familiar dessas criaturas com lacuna grave de civismo, esparramar-se em cima de tais presentes. Gostaria de saber que atitudes tomariam. Provavelmente diriam cobras e lagartos dos “inconscientes” que praticaram tal acto, esquecendo-se porém, de se olhar ao espelho.

Não se esqueçam que mais que um problema estético, mais grave é o de ser um problema de saúde pública.

Tenho também noção que eu, tal como tantos outros, também somos responsáveis ao não denunciar tais situações, inclusive recorrendo-nos dos telemóveis que hoje são munidos de câmara fotográfica, na sua maioria. É evidente que não se trata de trabalho “pidesco” muito menos de substituição a quem de direito ou obrigação. A acção seria apenas enquanto cidadão a quem foram negados direitos primários de cidadania.

Como a coisa já vai longa e começa a “cheirar”, termino esta conversa, como se diz de "cocó", para não ser demasiado agreste, esperando que sejam socialmente educados.

Navegando pela net em busca de imagens elucidativas à matéria, fui brindado com esta verdadeira pérola brasileira, dado que segundo parece também eles padecem da mesma enfermidade. Humor acutilante e direccionado ao mais racional. Dá para pensar.

srcachorro

Um forte abraço deste vosso,

Transparente.small Citrus Sénior

HONRAS A QUEM AS MERECE

Caros amigos e leitores;

benfica  vs   totte2    =  SLB_EusebioCup_Mrec

Omeu Glorioso ficou ontem privado de um troféu emocionalmente ligado ao clube, a Eusébio Cup, que foi, com todo o mérito, ganha pelo Tottenham. Analisando o jogo sem profundidade, quis-me parecer que a primeira parte foi inteiramente dominada pelo Glorioso, que, mesmo rematando muito, não foi capaz de “violar” as redes adversárias.

Como já se sabe e para não fugir à regra (bem diz o ditado que no futebol quem não marca, sofre), assim aconteceu aos 55m após uma distracção da defesa.

Dado não ser demérito nenhum, cabeça levantada e prontíssimos para o embate contra o FCP.

Avante Glorioso e já quase me cheira a férias e merecido descanso.

Um abraço deste vosso;

Transparente.small Citrus Sénior

NÃO PACTUO COM A HIPOCRISIA

Caros amigos e leitores;

S e há algo que verdadeiramente abomino, isso é sem sombras de dúvida, a hipocrisia.

Quem me conhece sabe que por vezes tenho necessidade de desabafar e libertar este vapor que, de tempos a tempos, me consome, tal como acontece numa qualquer panela de pressão. Também sabem que, na maior parte das vezes, esse vapor não passa de uma pequena bolsa de gás, que se esvai em mero assobio, quando se levanta a válvula de segurança.

Mas quando alguém se julga no direito de passar por cima de simples conceitos e regras de boa vivência em sociedade …

Não temo ninguém. Não sou como os cachorrinhos. Passem-me a mão pelas costas, que não terão oportunidade de me ver abanar o rabo.

Conhecem aquelas velhas frases, já tornadas “clichés”, “Quem te fala ao c* honra-te a cara” (perdoem-me os mais pudicos, expressão tão rude), ou “ Se falam nas minhas costas, significa que estou no lugar certo, ou seja, na frente”.

Por vezes consigo, ao identificar uma pessoa falsa, manter uma postura formal, procurando sustentar o nível de educação elevado, formando um tipo de bloqueio mental para que a pessoa sinta dificuldade em esmiuçar o que me vai na alma ou nos pensamentos. Nada pior para indivíduos de tal calibre, que sentir na pele o facto de o ignorarem e não receber troco, vindo da pessoa visada. Com o tempo ela tende a afastar-se por si só.

2322_1-autor-dirceu-veigaOutras situações há que, não consigo ser nem sensato nem sereno, muito menos cordato e aí riposto à altura do “agressor”. É então que sou visto de revés e comentado pelos cantos e pelas costas, aos cochichos, justamente por resistir ao sorriso falso, à hipocrisia, à maledicência gratuita e não conseguir calar os pensamentos nem a voz. Quando o digo, motivos há para que assim o faça e de frente e em público o digo. Sentimentos contraditórios atropelam-se em mim e a “explosão” é o fim, pré-anunciado para tais atitudes. Sou assim! E daí? Se em mim agrego valores e atitudes de forma desigual, se imponho maior intensidade nas coisas que a mim fazem sentido, se visualizo os acontecimentos e as suas consequências de uma maneira antagónica, mas não menos coerente, o que posso fazer? Sou assim e não quero mudar porque, motivos válidos não encontro para que tal suceda.

Sei que muitas das vezes o caminho, por mim enveredado, não será o mais apropriado, também sei, mas o que é que querem… sou assim!

Será por isso que, a ninguém gosto de ofertar conselhos? Porque não tenho a veleidade de possuir, nem possuo, o dom da verdade nem muito menos o da razão, e fazer mudar alguém por uma incógnita… não sou capaz, nem contem comigo!

Poderei, e tenho consciência que assim é, ter muito defeitos. Hipócrita é que não. Isso nunca. Ainda consigo, sem me agoniar, olhar-me ao espelho todos os dias e receber e respeitar o reflexo que me é dado ver.

Mais uma vez perdoem-me o desabafo, tentem ser cordatos com os vossos semelhantes e parafraseando alguém, que de momento me é desconhecido, “façam o favor de ser felizes”.

Um forte abraço deste vosso

3047.small Citrus Sénior

SIM EU SOU BENFICA

Caros amigos e leitores;

C omeçam a ser recorrentes, quase que, como um dado adquirido, as vitórias do meu querido BENFICA. Pois assim foi ontem e aquando do último jogo do Torneio Guadiana que colocou frente a frente o clube do meu coração e o seu então adversário inglês, o Aston Villa. Como que concretizando os meus, e de todos benfiquistas, sonhos, mais uma vitória para as nossas cores, um excelente jogo de futebol e já cá canta mais um troféu.

Evidentemente que fiquei satisfeito, mas um alerta me veio ao pensamento:

- Por este andar não temos adversários à altura e sujeita-mo-nos a ficar entediados com o restante futebol praticado cá no burgo. É necessário ter em conta, também, que os “chocolates”, “frutas” e outros produtos afins também têm sido ultimamente prejudicados. Uma vez é por causa da bola (tem toda a razão de ser… estão habituados a ganhar sem ela), outras é motivado ao mau estado doCachecol_slb_RB_0020_-_0020_10,5_20AC_ relvado (não sabia que em cada confronto futebolístico, cada equipa jogava em relvados diferentes. Lá está… está-se sempre a aprender), no próximo fim de semana será por causa da cor vermelha (vista de frente tem por hábito ofuscar, ou seja debilitar a visão dos adversários) e por aí afora.

O Braga vem-se reafirmando como adversário credível. Dos outros nem falo porque só dedico este post aos denominados grandes (estão a ver, não estão?). Esta foi mesmo mázinha!!

Naturalmente que tudo isto não passa de ficção e o meu desejo é que todas as restantes equipas consigam dar alguma luta ao meu BENFICA, para que me não veja obrigado a estar constantemente a bocejar aquando do visionamento das partidas de futebol. Animem-se que com algum esforço pode ser que ainda consigam levar uma vitória moral com algum pretenso empate.

Um forte abraço e saudações Benfiquistas, deste vosso

3047.small Citrus Sénior