Visualize com o Google Chrome, Firefox ou Opera. O IE é uma treta!

O Mundo é VERMELHO

Será isto uma euforia de felicidade?

------------------

Os marcianos são verdes, mas o planeta deles, como todos sabem, é Vermelho.

Hoje acordei com a sensação de que estava em Marte. Aos poucos a “alucinação” foi caindo e fui-me dando conta que continuava na Terra. Como sempre. Mas ela estava especialmente bonita, toda vermelha.

O vermelho é a cor mais linda do arco-íris, o máximo que os nossos olhos alcançam. É o limite até onde se pode conseguir ver. O nosso espectro visual vai do violeta até ele. A partir daí, é o que se costuma chamar de sobrenatural.

A simbologia da cor vermelha é marcada por dois factos elementares: vermelho é a cor do sangue, vermelho é a cor do fogo. Em hebraico as palavras sangue “dom” e vermelho “dm” têm a mesma origem. Para os esquimós vermelho significa sangue, traduzido directamente ao pé da letra da palavra. E como se acreditava antigamente que o sangue curava doenças e fortalecia as pessoas, a simbologia do sangue foi transferida para a cor. Assim na crença popular antiga as pessoas amarravam fitas vermelhas à cintura, nos braços ou nas pernas, para a cura rápida das enfermidades. As fitas vermelhas eram amarradas inclusive nos vinhedos para proteger contra as temidas pragas.

Não sei se já percebeu, mas o Pai Natal é vermelho. Talvez para simbolizar essa ténue fronteira entre o real extraordinário e o mundo das coisas invisíveis.

O coração é vermelho. O tomate é vermelho. O Ferrari é vermelho. O batom é vermelho. O morango é vermelho. O morango, a gelatina, o nariz do palhaço. Na vida, tudo o que é bom, divertido e saboroso é vermelho.

É no sinal vermelho que a gente consegue parar e descansar um pouco do ritmo acelerado da cidade.

Pôr-do-SolO céu é de outra cor - que eu não me consigo lembrar qual é - mas o momento mais bonito do dia é quando chega o pôr-do-sol e ele fica avermelhado.

Quando passa uma moça bonita e alguém faz um elogio, ela fica toda vermelha.

Quando o nosso clube faz um golo, pulamos e gritamos com as bochechas vermelhas de felicidade.

O camião de bombeiros sempre foi vermelho, como se já estivesse há anos preparado, à espera de transportar os heróis que nele trabalham.

A bandeira nacional tem o maior pedaço vermelho. Se hoje houvesse uma bandeira do mundo eu não tenho dúvidas, ela seria vermelha.

O sangue é vermelho. Há uma lenda que diz que o sangue nobre teria outra cor - que eu me esqueci qual é - mas isso não passa de delírio. A verdade é que pelas veias de todo o ser humano, inclusive reis, rainhas, príncipes e duquesas, corre sangue Vermelho.

Estou a viver uma fase marciana. A flutuar, com essa estranha sensação de que estou em Marte, onde a gravidade é menor e tudo em redor é vermelho.

É uma sensação maravilhosa.

Nota: A foto foi tirada pelo meu amigo Manuel António Afonso

Citrus Sénior

Sem comentários:

Enviar um comentário